segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Smoking Kids by Frieke Janssens

Após pesquisas aleatórias, acabo de descobrir esta fantástica sessão, controversa sim, mas não deixa de ser genial, tendo em conta as circunstâncias que a fizeram surgir.

A fotografa Belga, Frieke Janssens, decidiu andar com este projecto para a frente, após visualizar o vídeo do menino indonésio, com apenas 2 anos, que fuma 40 cigarros por dia e isto é visto como normal.

São imagens  melancólicas, surrealistas, teatrais, mas especialmente controversas de crianças a fumar que nos mostram a contradição entre o facto de fumar ser insalubre e a atracção que existe sobre a mesma.
As crianças, com idades entre os 4 e os 9, são desenvergonhadas posando enquanto desfrutam do seu cigarro ou cigarrilha.  

Para descansar os mais inquieteos, é importante referir que os cigarros usados na sessão são feitos de queijo (estranho, mas pelos vistos possível) e de giz, e o fumo é criado por velas e incenso para que as crianças não fossem prejudicadas e estivessem seguras. 
O objectivo é apenas mostrar o quão negativo pode ser o acto de fumar, e se fossem usados adultos em vez de crianças, decerto o impacto não era o mesmo.

Eu pessoalmente gosto das fotos, porque existe arte, cuidado com o trabalho e referências histórias muito bem conseguidas.

Deixo o making-off e as fotos resultantes. 


 


1 comentário: